Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Avó Cool

Avó Cool

Pela Amazónia, cada gota faz o mar

Sentimos impotência perante o que se está a passar na Amazónia e perguntamo-nos o que podemos fazer. Sem que possamos deitar água sobre o fogo, sugiro que pensemos na velha máxima: cada gota faz um oceano (de mudança).

Aproveitando o desafio Follow Friday, sugiro por isso o blogue busy as a bee on a rainy day. Não seria necessário acontecer a tragédia descontrolada que está a acontecer do outro lado do Atlântico para sugerir este “cantinho” do Sapo Blogs, onde a autora manifesta sensibilidade pelo que se passa à sua volta numa escrita escorreita, feita de palavras essenciais, atenta às grandes questões globais e aos detalhes dos dias.

Foi nesta “abelhinha” que encontrei os links para um abaixo-assinado que está a correr o mundo.

Sim, sentimo-nos impotentes. Mas também podemos fazer algo. E podemos fazer muito, indo aos gestos diários de consumo. Ficam algumas sugestões:

- Banir ou pelo menos reduzir o consumo de carne bovina importada da América Latina, por tudo o que se sabe sobre o peso tremendo desta indústria nas alterações climáticas e na desflorestação da Amazónia;

- Banir ou pelo menos consumir menos produtos com soja ou óleo de palma, outras culturas que estão a roubar terreno à floresta (vejam os rótulos das bolachas, dos cremes de barrar o pão, etc.);

- Rejeitar o mobiliário construído com madeiras exóticas, optando por madeiras europeias de origem certificada.

Estas sugestões foram deixadas por um amigo nas redes sociais. Se tiverem mais, por favor divulguem. Cada gota vale.

4 comentários

Comentar post