Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Avó Cool

Avó Cool

Avós são os que amam

Biologicamente, não nos tornamos avós por deliberação própria; os filhos não nos chamam para tomarem a decisão de criar descendência – quando muito, pela ordem ideal e natural das coisas, participam-na.

A verdade é que a chegada dos netos representa a nossa total emancipação. Somos livres de ficar ou abalar. A opção está do nosso lado, indicando com absoluta clareza que é avó, ou avô, apenas quem quer, quem decide amar. Estamos perante um estatuto que, tirando o facto de se apresentar quando levamos já algum avanço na vida, começa por ser arbitrário e descomprometido. Uma vez assumido, no entanto, é para sempre: não há volta a dar quando se escolhe amar incondicionalmente, sem aguardar por retorno.

Hoje e todos os dias lembro o vagar da minha avó a desmanchar os novelos de aletria e o tempo sem relógio que nos dedicava. Vejo a minha mãe sem filtro com os netos, na alegria e na aflição (porque no que toca a eles não bate a tristeza), e o meu pai para sempre vigilante (porque simplesmente nunca deixará de existir). Observo a minha filha transformada na melhor mãe enquanto embala o seu bebé. Aprecio o modo como o avodrasto cá de casa assimila esta nova dimensão familiar. Penso também na minha tia sem filhos que nos seus últimos pensamentos lúcidos lamentava a má sorte de tantas crianças “num mundo escangalhado”; no casal vizinho que recebe os sobrinhos-netos, verdadeiros e emprestados, com um chocolate ou outro mimo doce; nas pessoas que aceitam missões e causas de compromisso com o futuro, cuidando das novas gerações. Honro os avós presentes e entre estes os que amam mesmo na ausência do toque, com saudade, por tantos tipos de distância.

#AvoMaisFelizdoMundo

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria Sá 29.07.2019

    Obrigada! Gosto do desafio; acho que o vou aceitar. Fica combinado para um dia destes
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.