Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Avó Cool

Avó Cool

Avós são os que amam

Biologicamente, não nos tornamos avós por deliberação própria; os filhos não nos chamam para tomarem a decisão de criar descendência – quando muito, pela ordem ideal e natural das coisas, participam-na.

A verdade é que a chegada dos netos representa a nossa total emancipação. Somos livres de ficar ou abalar. A opção está do nosso lado, indicando com absoluta clareza que é avó, ou avô, apenas quem quer, quem decide amar. Estamos perante um estatuto que, tirando o facto de se apresentar quando levamos já algum avanço na vida, começa por ser arbitrário e descomprometido. Uma vez assumido, no entanto, é para sempre: não há volta a dar quando se escolhe amar incondicionalmente, sem aguardar por retorno.

Hoje e todos os dias lembro o vagar da minha avó a desmanchar os novelos de aletria e o tempo sem relógio que nos dedicava. Vejo a minha mãe sem filtro com os netos, na alegria e na aflição (porque no que toca a eles não bate a tristeza), e o meu pai para sempre vigilante (porque simplesmente nunca deixará de existir). Observo a minha filha transformada na melhor mãe enquanto embala o seu bebé. Aprecio o modo como o avodrasto cá de casa assimila esta nova dimensão familiar. Penso também na minha tia sem filhos que nos seus últimos pensamentos lúcidos lamentava a má sorte de tantas crianças “num mundo escangalhado”; no casal vizinho que recebe os sobrinhos-netos, verdadeiros e emprestados, com um chocolate ou outro mimo doce; nas pessoas que aceitam missões e causas de compromisso com o futuro, cuidando das novas gerações. Honro os avós presentes e entre estes os que amam mesmo na ausência do toque, com saudade, por tantos tipos de distância.

#AvoMaisFelizdoMundo

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria Sá 20.08.2019

    Nem imagina como fico feliz com este comentário... Perdi há um mês uma tia-avó que nunca teve filhos. Sinto saudades dela. Foi essa dimensão de avó (que encontro em grandes amigas minhas), para além da descendência directa, que quis reconhecer com este texto. Muito obrigada!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.