Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Avó Cool

Avó Cool

Aquele depois do verão

pés no mar.jpg

Passara setembro e quase outubro inteiro, era final de tarde e os surfistas tomavam conta do mar, que não lhes dava grande luta. Um grupo de corredores atravessou o areal, por onde passeavam cães e donos, casais de namorados e algumas pessoas sozinhas, distraídas, que de vez em quando misturavam as suas sombras oblongas como se fossem velhos conhecidos num outro paralelo. Ela chegou com movimentos enérgicos e fez tudo sem abandonar o sorriso.

Naquele depois do verão, surgia aquela força de outono com a pele curtida pelo sol de muitas estações, focada nas tarefas essenciais de largar os sapatos e o saco, tirar a roupa, entrar na água, chapinhar de um modo quase infantil, nadar de bruços uns quantos metros e rir-se para os surfistas, sem outra intenção que não fosse gozar cada momento extraordinário. Bastava vê-la ali, pela primeira e única vez, para se perceber que era uma mulher de momentos extraordinários.

Por mais de meia hora, aproveitou o resto de sol que prateava o mar, indiferente ao frio que começava a cair na areia seca de onde eu a mirava com o desejo de dar aquele mergulho na liberdade. Não levara o fato de banho, não era suposto num final de outubro com a praia tomada por gente vestida, entregue à sua marulhada de pensamentos que iam e vinham. Aos sessenta e muitos, a julgar pela aparência, ela era a vontade própria, o encontro com o tempo exato; nem por um segundo se confundia com resistência ou provocação; não desejava provar nada a ninguém ou a si própria.

Saiu da água com o mesmo sorriso e a mesma presença nas tarefas. Retirou a toalha do saco, enrolou-se nela e com agilidade despiu o fato de banho preto, enfiou o vestido pela cabeça e sentou-se para acabar de se compor; levantou-se pouco depois e eu segui olhando-a. A alguns metros à minha direita, um jovem em posição de lótus meditava de olhos fechados, uma outra forma de atenção à respiração das ondas.

2 comentários

Comentar post